sexta-feira, janeiro 8

Historia das Travessia dos Fortes - I PARTE


A Travessia dos Fortes é uma prova de travessia aquática em águas abertas criada em 2001 pelo Exército Brasileiro no Rio de Janeiro com a distância de 3.800 metros, largada do Forte de Copacabana e chegada no Forte do Leme.

A sua História:

Em 2001 o Exército Brasileiro inovou ao incluir as maratonas aquáticas na história esportiva das Forças Armadas.

Motivado pela adesão e o entusiasmo de jovens oficiais a atividades esportivas, entre as quais o nado sem compromisso nas águas de Copacabana, o Exército Brasileiro representado pelos oficiais do Centro de Estudo de Pessoal do Forte Duque de Caxias no Leme criou uma prova de natação em mar aberto, que deveria obrigatoriamente contar com a participação de militares e civis. Naquele ano, nascia então a Travessia dos Fortes.

A palavra "Fortes", não seria apenas uma referência ao Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias (Forte do Leme), pontos de largada e chegada, respectivamente, desta maratona aquática. Seria, também, uma alusão a todos aqueles que se aventurassem a completar os 3.800m do percurso, que tem como cenário a Praia de Copacabana.

O duplo sentido do nome da prova tem como objetivo localizá-la geograficamente e enaltecer a qualidade necessária de quem desafia o mar aberto e a água, muitas vezes, fria e com correntes e ventos desfavoráveis.

Concebida para receber cerca de 200 inscritos, a primeira edição da Travessia, realizada no dia 2 de setembro de 2001, acabou atraindo 700 nadadores. A primeira prova já reservava espaço a atletas portadores de necessidades especiais - PNEs, o que reforçava o caráter de congregação da proposta, quando da criação do evento.

Rafael Gonçalves, no masculino, e Fabiana Cunha, no feminino, foram os melhores entre os 700 participantes da primeira edição da Travessia dos Fortes, em setembro de 2001.

Resultado Travessia dos Fortes 2001

Masculino

1º Rafael Gonçalves - 40min40
2º Cassiano Leal - 41min09
3º Arthur Pedrosa - 41min39

Feminino

1º Fabiana Cunha - 47min39
2º Poliane Vasconcelos - 49min33
3º Raquel Travancas - 49min34

Portadores de Necessidades Especiais

1º Raul Roberto dos Santos - 1h40min
.

Um comentário:

  1. Minha cunhada vem competindo em travessias aquaticas.
    Alguém poderia me mandar as datas de competição no Brasil principalmente aquela em Copacabana nos fortes?
    Meu email é acespbr@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir