segunda-feira, janeiro 11

Travessia Mar Grande: Gregor Mendel tem maior número de inscritos

.
“Um por todos, todos por um”. O clássico lema dos três mosqueteiros, famosos personagens do escritor francês Alexandre Dumas, serve como inspiração para os alunos do técnico Péricles Arcanjo.

Sob a batuta do professor de Educação Física está uma equipe de 20 nadadores, que fazem parte da “família Gregor Mendel”, o mais numeroso time entre os 23 que irão disputar no próximo dia 17 (domingo), a 47ª Aquarius Fresh Travessia Mar Grande/Salvador.

Mesmo estando a apenas oito dias da prova, o ambiente durante os últimos treinos ainda é bastante rigoroso. Afinal, todo esforço é válido para cruzar entre os primeiros na linha de chegada da competição organizada pelo grupo A TARDE.

Até mesmo, acordar 4h, cair na piscina às 5h e, por fim, estar no trabalho, pontualmente às 7h. É o exemplo do cirurgião de mão Renato Gonçalves.
Aos 40 anos, o médico do Hospital São Rafael, estreará na Mar Grande, competindo na categoria Master D. Renato cita como incentivo e consolo da desgastante rotina o companheirismo dentro d‘água.

“O apoio entre os membros da equipe é total. Todos são amigos, não conseguimos enxergar um ao outro como adversários, concorrentes. Quando um está cansado, o outro incentiva”, explica.

Renato ainda brinca com a fama de “carrasco” atribuída a Péricles Archanjo. “Ele não quer saber de moleza, não. Já não aguento mais”, diz. O grupo realiza agora a fase de polimento. Ou seja, a redução gradativa da relação volume/intensidade do treinamento com o objetivo de recuperar o atleta para a competição principal.

“Eles reclamam, mas eu digo que o pior já passou. Só para se ter uma ideia, o treino para Mar Grande começou em fevereiro de 2009. Quase um ano de preparação diária, pois, para nós, a Travessia é a principal prova do calendário estadual”, explica, Péricles que, chegou a disputar a prova de 12 km em 1994. Este ano, ele será o guia do nadador Bruno Biscarde, da Master B.

Privilegiados - Além da Gregor Mendel, outras três equipes sinalizam com um grande número de atletas na Mar Grande. A Associação Atlética Baneb, por exemplo, será representanda por 15 nadadores. O Yacht Clube da Bahia conta com 14 atletas.

O Salvamar terá 13 nadadores. Destaque para Jardiel Luquine. Terceiro colocado geral na edição de 2008 (não nadou em 2009 por estar lesionado), o nadador, que trabalha como salva-vidas, completará a 13ª travessia na carreira.

Para Glauco Bastos, chefe do setor de treinamento da coordenadoria de Salvamento Marítimo, Luquine é um dos favoritos. A afirmação é baseada principalmente pelo recente retrospecto do atleta.

Há cerca de um mês, Jardiel Luquine completou em primeiro lugar a Travessia Farol a Farol (de Itapuã ao Farol da Barra), num total de 25 quilômetros. Bastos ainda concorda que a profissão de resgatar e proteger banhistas como rotina de trabalho facilita o desempenho de seus comandados na prova que começa na Praia do Duro, em Mar Grande e termina no Porto da Barra, em Salvador.

“ Mas isso não quer dizer que eles vencerão. Afinal, a prova contará com atletas profissionais”, ressalta. O congresso técnico da prova está marcado para o dia 16 (sexta-feira), às 19h, no Colégio Gregor Mendel.
.
Materia de A TARDE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário