quarta-feira, agosto 18

Historia Interessante - Mulher Atravessa Atlântico a Nado

.
A norte-americana Jennifer Figge, 56 anos, tornou-se a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico a nado - sonho que ela tinha desde o início da década de 1960 - após chegar a uma praia de Trinidad e Tobago na última quinta-feira.
.
Figge deixou as ilhas de Cabo Verde, na costa oeste da África, em 12 de janeiro. Durante o percurso, ela foi acompanhada por um barco e enfrentou ondas de até 9 metros. Figge disse ter visto baleias, tartarugas marinhas, golfinhos, navios de batalha portugueses, mas nenhum tubarão. "Eu não fiquei assustada em momento algum", acrescentou. Ela chegou a Trinidad em 5 de fevereiro.
.
Segundo David Higdon, amigo de Figge que manteve contato com ela por meio de um telefone via satélite, a nadadora havia planejado encerrar o trajeto nas Bahamas, mas o tempo ruim forçou um desvio de 1.610 quilômetros até Trinidad.
.
A travessia de Figge ocorre uma década depois de o nadador francês Benoit Lecomte ter completado a primeira travessia solo do Oceano Atlântico, percorrendo aproximadamente 6.400 quilômetros de Massachusetts até a França em 73 dias. Nenhuma mulher havia tentado realizar algo semelhante até agora.
.
Durante o trajeto, acordava quase todos os dias às 7h da manhã, comia massas e batata assada e avaliava as condições climáticas junto com sua equipe. O maior tempo que ela passou nadando foi de oito horas, enquanto o menor foi de 21 minutos. Os integrantes da equipe a abasteciam com garrafas de bebidas energéticas conforme ela avançava; se o mar estivesse muito agitado, mergulhadores entregavam as garrafas pessoalmente. À noite, ela comia carne e pasta de amendoim, para recuperar as cerca de 8 mil calorias que perdia todos os dias.
.
Figge usou touca e maiô vermelhos e uma camiseta velha assinada por amigos, parentes e por seu pai, que recentemente faleceu. Ela também levou a bordo do barco uma foto da norte-americana Gertrude Ederle, primeira mulher que cruzou a nado o Canal da Mancha. "Temos algumas coisas em comum", disse Figge. "Ela vestia uma touca vermelha e era descendente de alemães."

.
Uma mulher norte-americana de 56 anos tornou-se na primeira nadadora a completar uma travessia atlântica, após ter cumprido, durante 24 dias, o percurso entre as ilhas de Cabo Verde e Trinidade e Tobago.
.
Jennifer nadou sempre dentro uma gaiola aquática que a protegeu de eventuais ataques de tubarão. A nadadora cruzou-se com várias espécies durante a travessia - baleias, golfinhos e tartarugas - mas não avistou tubarões.
.
Nesta odisseia que durou 24 dias, a norte-americana cumpriu oito horas diárias de natação, findas as quais recolhia ao barco de apoio para descansar.
.
Numa fase de grande turbulência um pouco por todo o Atlântico, Jennifer chegou a enfrentar tempestades com ondas de 9 metros, apesar de ter declarado à chegada a Trinidade e Tobago que nunca “teve medo.”
.
A nadadora tinha como destino as Bahamas, mas a sua jornada irá terminar na Ilhas Virgens Britânicas, para onde fará uma derradeira travessia desde Trinidade.
.
Ainda não foi determinado ao certo a distância coberta neste feito. Em 1999, o nadador Benoit Lecomte cumpriu uma distância de 6400 km.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário