segunda-feira, junho 22

Fina Aprova Trajes que Estavam Proibidos

.
A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta segunda-feira após a realização de uma reunião em Lausanne, na Suíça, na última sexta-feira, uma nova lista de trajes aprovados para o Mundial de Roma, em julho e agosto, na Itália. Na lista o maiô Jaked 01 foi autorizado. Este foi o modelo utilizado pelo francês Frédérick Bousquet quando quebrou o recorde mundial dos 50m livre (20s94), prova em que o brasileiro César Cielo é o atual campeão olímpico.
.
Os modelos foram reprovados na primeira avaliação, no dia 19 de maio, e, após as empresas realizarem modificações e justificarem a tecnologia utilizada, foram liberados pela entidade.
.
Entre os trajes aprovados estão alguns modelos da Arena - como o X-Glide, que teve que sofrer alterações -, da Blueseventy e da Jaked SRL que foram utilizados em diversas quebras de recordes nos últimos meses.
.
A nova regra já vale para o Mundial de Roma, que acontece entre os dias 26 de julho e 2 de agosto deste ano.
.
O brasileiro Felipe França também superou um antigo recorde mundial, o dos 50m peito, vestindo o Jaked 01. O modelo X-Glide, usado pelo francês Alain Bernard quando bateu o recorde mundial dos 100m livre (46s94), não foi liberado pela Fina e o francês teve seu record mundial cassado. Além de Bernard, outros cinco nadadores tiveram suas marcas invalidadas devido ao uso do maiô.
.
Em 1º de janeiro de 2010, entra em vigor uma nova regulamentação, que pode voltar a probir o uso dos maiôs de poliuretano, uma substância que repele a água, tornando mais fácil o deslocamento do nadador. Segundo a Fina, os maiôs estarão disponíveis para todos os nadadores do Mundial de Roma, para garantir que não haja desequilíbrio na competição. Além disso, todos serão verificados e analisados antes do torneio.
.
A Fina ressaltou a necessidade de serem desenvolvidas técnicas para uma melhor análise dos trajes. A entidade vai continuar controlando a evolução dos modelos e criará novas regras para 2010.
.
Veja a relação dos Recordes Mundiais Aprovados aqui.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário