terça-feira, junho 23

Cesar Cielo: 'A situação é, no mínimo, ridícula'

.
O brasileiro Cesar Cielo demonstrou indignação com a nova lista de trajes aprovados pela Federação Internacional de Natação (Fina), divulgada nesta segunda-feira, na qual o modelo Jaked 01 e outros proibidos em uma primeira avaliação, acabaram liberados pela entidade em nova análise.
Em seu blog, o nadador criticou o fato da Fina ter aprovado os modelos que causam flutuabilidade, uma vez que não teria conseguido provar o uso ilegal da tecnologia durante os testes.

Leia post de Cesar Cielo :

" Nosso esporte tomou um rumo estranho, a partir de fevereiro de 2008 (com a aprovação do LZR).

Agora, há um mês do Mundial, após ter soltado uma lista de maiôs em maio, a Federação Internacional de Natação (Fina) resolve reavaliar a lista e liberar os trajes reprovados na primeira sessão de testes.

Cientificamente o laboratório não conseguiu provar o tal do “air trapping” nos maiôs que, segundo eles, seria o causador da flutuabilidade dos trajes.

Se a primeira lista não foi a melhor solução, a segunda significou que não existe mais controle. Até maio, se podia nadar com vários trajes, e os maiôs “emborrachados” ganharam terreno e recordes mundiais.

Depois passamos um mês em que foram permitidos os maiôs de 2008, com painéis de borracha. Parecia tudo certo no Mare Nostrum e no Paris Open, competições em que estavam disponíveis os maiôs da Arena, o Evolution +, da Speedo, o LZR, da TYR, o Traces Rise, e muitas outras marcas com modelos similares.

O pessoal já estava começando a adquirir os maiôs, a se acostumar com a lista da Fina. Agora, na reta final da preparação para o Mundial, a Fina libera tudo de novo.

O estranho é que ninguém parece feliz com a decisão. Fiz algumas entrevistas para uma rádio francesa e um jornal italiano hoje e grandes nomes da natação atual deram declarações de insatisfação. O mesmo ocorreu aqui nos Estados Unidos.

O ano de 2009 será lembrado para a natação como o ano, segundo definição usada pelo coach Alex, da “Novela do Trajes”."
.
Post feito pelo Blog de Cesar Cielo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário