quarta-feira, maio 20

Maiôs de Bernard, Bousquet e Felipe França são Reprovados pela FINA

....

Federação Internacional de Natação rejeita maiôs dos últimos recordes mundiais.

A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta terça-feira, em comunicado oficial, que não foram homologados os maiôs X-Glide, da marca Arena, e J.01, da italiana Jaked, usados na maior parte dos últimos recordes mundiais batidos nos últimos meses. A entidade não disse, no entanto, se as marcas serão ou não homologadas.

Entre as marcas agora sob polêmica estão os recordes mundiais dos 50 metros livre, do francês Fredrick Bousquet, que usou o Jaked, dos 100 metros livre, com Alain Bernard, que usou o X-Glide, e dos 50 metros peito, do brasileiro Felipe França Silva, que estabeleceu a marca de 26s89 há dez dias, durante o Troféu Maria Lenk, também com o modelo da Jaked.

No site da entidade, os novos recordes aparecem com um asterisco, com o registro "à espera de aprovação da Fina".O comunicado informa que a Fina analisou 348 modelos de maiô nos últimos meses, de 21 fabricantes diferentes, a aprovou 202, com 10 rejeições e 136 peças que necessitam de modificações para obedecer às regras definidas no começo deste ano, em Dubai, que limitam a capacidade de flutuação dos maiôs.

O problema é que foi divulgada apenas a lista de trajes aprovados - a Fina não informou quais são os modelos definitivamente rejeitados e quais os que precisam de mudanças, e até quando essas alterações poderão ser feitas, já que em julho começa o Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma.

Técnico de recordista brasileiro garante: Nada mudou com decisão da Fina

Responsável pelos treinamentos de Felipe França, dono do recorde mundial dos 50m peito, Arílson Soares acredita que seu pupilo segue forte para a disputa do Mundial de Roma, a despeito da não-liberação do traje do atleta, o Jacked 01, por parte da Federação Internacional de Natação (FINA).

"Não mudará absolutamente nada. A gente continua bem treinado para a disputa do Mundial de Roma, independente da liberação ou não", assegurou o treinador. Informado pela reportagem sobre a não-inclusão do maiô na lista da FINA, ele não soube informar se o recorde do pupilo, feito no Troféu Maria Lenk com o Jacked 01, corre risco de ser anulado.

De qualquer forma, Soares minimiza a influência do maiô no feito de Felipe. "Ele poderia ter sido tão rápido mesmo com outro traje", garantiu o técnico. "Agora, vou me informar sobre quais são os maiôs liberados para testar outro até o Mundial", destacou. A competição mais importante da temporada será disputada entre 26 de julho e 02 de agosto.

No Rio de Janeiro, Felipe França estabeleceu 26s89 nos 50m peito - a marca anterior era de 27s06 e pertencia ao sul-africano Cameron Burgh. Trata-se do primeiro recordista mundial brasileiro desde que Ricardo Prado se tornou, em 1982, o mais rápido do mundo nos 400m medley.

Incluído no programa do Mundial, os 50m peito não é prova olímpica - justamente por isso, em Londres-2012 Felipe França pretende focar-se nos 100m peito.

Fonte: ESPN-Esportes

....

Nenhum comentário:

Postar um comentário