quinta-feira, julho 21

Cesar Cielo é liberado para disputar Mundial em Xangai

O nadador brasileiro Cesar Cielo obteve uma vitória nesta quinta-feira no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na China. Julgado no caso de doping pelo uso de furosemida, a corte apenas manteve a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Cielo foi liberado para competir no Campeonato Mundial que começa na madrugada de sábado para domingo em Xangai, na China. Com a decisão, Cielo também poderá competir nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012
Os nadadores Nicholas Santos e Henrique Barbosa, também tiveram mantida pelo tribunal a advertência recebida pela CBDA. Apenas Vinícus Waked, que é reincidente em caso de doping, foi suspenso por um ano.

"O CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês) decidiu rejeitar os apelos da Fina (Federação Internacional de Natação) contra Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas dos Santos e confirmar a decisão da CBDA", informou o tribunal em um comunicado.

"O tribunal deu provimento ao recurso da Fina contra Vinicius Waked e sancionou o atleta com um ano de suspensão como resultado de um segundo caso de doping", disse ainda o TAS.

Em fevereiro do ano passado, Waked tinha sido punido com dois meses de suspensão por doping.

Diretor da Fina: "Não estou satisfeito"

A decisão do TAS desagradou a Federação Internacional de Natação (Fina). A entidade pedira uma suspensão de três meses para Cielo, Nicholas e Henrique e de um ano para Vinicius. O diretor executivo da Fina, Cornel Marculescu, disse que não ficou satisfeito com o resultado do julgamento.

- Respeito a decisão da Corte Arbitral do Esporte, que é o último recurso legal no esporte. Não estou satisfeito, mas creio que fizemos o nosso trabalho - afirmou o dirigente, em entrevista à agência de notícias AP.

Além da advertência, os resultados dos quatro nadadores no Troféu Maria Lenk foram anulados. Por isso Nicholas e Henrique, que tinham conseguido índice para o Mundial na competição, não estão em Xangai.

Cielo foi flagrado no doping no Rio

Cielo previa pegar no máximo dois meses de suspensão, o que o liberaria para disputar o Mundial. Caso tivesse sido punido por mais de seis meses, ele estaria automaticamente fora de Londres-2012.

Cielo e os outros três atletas foram flagrados no exame antidoping feito durante o Troféu Maria Lenk em maio , no Rio de Janeiro pelo uso da substância furosemida. O nadador, que em nota no início do mês disse que o doping foi um "fato isolado" , culpou a farmácia Anna Terra, conhecida em Santa Barbara do Oeste, sua terra natal, pela contaminação no suplemento que ele tomava. A CBDA também afirmara que a farmácia tinha assumido a culpa. Só que a farmácia negou a culpa no caso , fazendo a Confederação mudar o discurso.

Cielo foi apenas advertido pela CBDA, mas a Fina, discordando da decisão, entrou com uma apelação no TAS contra a decisão da CBDA . A Fina queria uma punição maior para o campeão olímpico dos 50m e campeão mundial dos 50m e 100m livres e os demais atletas. Mas a corte acabou mantendo a decisão da CBDA e só aceitando o pedido de punição para Waked.

Campeão mundial dos 50m e 100m livre em Roma 2009, Cielo é também o recordista mundial das duas provas.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário