terça-feira, agosto 24

Adeus Vila Olimpica


Neste domingo 29/08/2010 vamos da adeus para a Vila Olímpica da Bahia. A piscina construída em 1958 será totalmente destruída junto com o estádio e o ginásio Antonio Balbino para da lugar a nova arena baiana que sedira os jogos da copa do mundo de 2014.

Na vila funcionavam com mais de 20 escolinhas dos mais diversos esportes. O mais tradicional sempre foi a natação. Trabalhavam mais de 20 professores de esporte aquático e mais de três mil faziam aula de natação ou hidro por semana. Também tinha um projeto social que oferecia aula grátis para crianças, idosos e deficientes físicos.

Histórico da vila : O único baiano a conquistar uma medalha olímpica na natação treinou na piscina da vila, Edvaldo Valério, bronze em Sidney. A primeira nadadora medalhista em paraolímpiadas Verônica Almeida e portadora de uma doença degenerativa treinava na vila. Ana Marcela , quinto lugar nas Olimpíadas de Pequim e atualmente liderando o circuito brasileiro 2010 de maratona aquática deu as primeiras braçadas na piscina na escolinha da Fonte Nova.
.
Com a demolição Salvador não vai receber importantes competições da natação brasileira sem uma piscina com medidas olímpicas. E a Bahia vai ficar com apenas uma piscina de 50m, na cidade de Valença, Baixo Sul do estado. Que a semana passada sediou o aniversário da FBDA.
.
Ainda não existe projeto de um novo parque aquático na capital baiana. Agora só resta esperar 2014 para torcer pela Seleção Brasileira de Futebol e aguardar o governo federal e estadual definir quando teremos um ginásio e um pisina olímpica em salvador.
.
Veja a simulação da Fonte nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário