quinta-feira, fevereiro 4

Historia das Travessia dos Fortes - EPÍLOGO

A Travessia dos Fortes 2009, umas das mais tradicionais provas de maratona aquática do Brasil foi realizada no dia 5 de abril a partir das 9h, no Rio de Janeiro. Com 2.500 atletas inscritos para participar da prova, o percurso teve 3,8 km de distância, indo do Forte Copacabana ao Forte Duque de Caxias, na Praia do Leme.

Com apenas cinco segundos de vantagem, o baiano Allan do Carmo foi o grande vencedor da sétima edição da Travessia dos Fortes 2009, prova de 3,8 km, realizada neste domingo entre as praias de Copacabana e Leme, no Rio. O nadador baiano quebrou a hegemonia do carioca Luiz Lima, pentacampeão e grande favorito, que chegou em segundo lugar. O vencedor marcou o tempo de 35 min 42 seg. Filipe Alcântara, de São Caetano (SP), foi o terceiro colocado.

“Vencer a Travessia dos Fortes pela primeira vez é uma grande honra. Nadei lado a lado de grandes nomes do esporte, como Luiz Lima, o maior vencedor da competição. Estava muito bem preparado para essa prova. Desde a quarta bóia abri uma distância de dez metros e a partir de então foi só administrar”, comentou Allan, após comemorar o título.

No feminino, a prova foi decidida pela batida de mão. Poliana Okimoto, de 26 anos, sagrou-se bicampeã, com apenas um segundo de diferença sobre a segunda colocada, Ana Marcela Cunha. A atleta completou os 3,8 km do percurso em 38 min 03 seg, contra 38 min 04 seg, da segunda colocada. Em terceiro ficou a santista Isabelle Longo, com 38 min 42 seg.

“A pior hora foi a largada. Logo depois da primeira bóia, consegui impor um ritmo forte junto com a Ana Marcela e nos distanciamos do pelotão. Ganhar a Travessia dos Fortes é muito importante para qualquer nadador, pois é a maratona aquática mais importante do calendário nacional devido à grande visibilidade na mídia”, disse ela, que começou a disputar provas de maratona aquática em 2005, quando foi campeã da Travessia dos Fortes.

Foram distribuídos R$ 47 mil em prêmios. Participaram da prova atletas a partir de 14 anos, não havendo limite de idade. As categorias se dividiram em Elite, Amador e Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Homens e mulheres largaram separadamente. Participaram os atletas olímpicos Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo. Os três atletas, que já estão com o passaporte carimbado para o Mundial de Roma, em julho, e foram os grandes destaques da Travessia dos Fortes 2009.

RESULTADOS – TRAVESSIA DOS FORTES 2009:
Feminino
1) Poliana Okimoto – 38min03s
2) Ana Marcela Cunha – 38min04s
3) Isabelle Longo – 38min42s
4) Maria da Penha – 38min52s
5) Monicke Perez – 38min58s

Masculino
1) Allan do Carmo – 35min42s
2) Luiz Lima – 35min47s
3) Filipe Alcântara – 36min04s
4) Fábio Lima – 36min05s
5) Marcelo Romanelli – 36min05s83cen
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário