quarta-feira, novembro 11

Brasil Olímpico - A verdade que dói - Salvador (BA)

.
Há alguns anos tínhamos três piscinas de 50 metros sediando competições em Salvador: Iate Clube da Bahia, Associação Atlética da Bahia e Fonte Nova.

A piscina do Iate Clube posteriormente foi medida e com 49.9 metros foi vetada para as competições. Até hoje funciona como base de treinamento dos atletas do clube e também como piscina social. É uma das mais bonitas piscinas da região Norte-Nordeste mas infelizmente não serve mais para a natação competitiva.

A piscina da Associação Atlética da Bahia não existe mais. Aliás, não só a piscina, como o clube que já foi o melhor da natação do Norte-Nordeste e celeiro de grandes atletas. Quebrado, a sede por inteiro foi vendida e lá hoje estão modernos prédios de residência.

Sobrou a piscina da Fonte Nova. Continua ativa, sede do Clube Olímpico de Natação e onde nadam centenas de crianças carentes. O local já está determinado para ser destruído em 2010, faz parte das reformas do Estádio da Fonte Nova para a Copa do Mundo de 2014. O Governo do Estado garante que será construído um novo parque aquático em Pituaçu. As obras não começaram mas já existe o projeto. O Governo também se comprometeu em relocar os nadadores da Fonte Nova em outras piscinas de clubes da cidade até que a obra de Pituaçu seja concluída.

Por incrível que pareça, a Bahia, um Estado de tanta tradição na natação, em 2010 só vai ter uma piscina olímpica em todo o seu território. É do SESI de Valença, uma cidade localizada a cinco horas de Salvador. E mais, nunca sediou uma só competição oficial desde a sua construção.

.
Postado no Blog do Coach
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário