quinta-feira, setembro 3

Nadadores Master

Nadadores com mais de 70 participam de campeonato. César Cielo, nosso recordista mundial, é exemplo para a turma de nadadores 'um pouquinho mais experiente'.

Na flor da idade, cabeças brancas, experiência de vida e nada de aposentadoria. Eles participam de um campeonato de natação master, para nadadores com mais de 25 anos. Se o nome da vez nas piscinas brasileiras é Cesar Cielo, aqui os feitos do supercampeão não causam tanta inveja.

“Eu também sou um campeão olímpico”, diz um nadador.

“Na verdade nós ganhamos mais medalhas e batemos mais recordes do que eles”, compara a nadadora Márcia Borelli.

Quebrar recordes, vencer o relógio é a rotina de quem vive nas piscinas, mas para alguns destes nadadores brasileiros, melhores do planeta, lutar contra o tempo tem um outro significado.

“Para ter saúde, tem que praticar exercícios. Não pode ficar parado. Eu gosto de viver, quero viver muito e de forma saudável”, diz Dora Sodré, de 79 anos.

A vida é melhor numa piscina. Para eles, não é apenas diversão.

“Minha pressão foi alta, mas agora está melhor. Acostumou com a água”, compara uma nadadora.

Candida Gandolpho tem 89 anos. Uma mãozinha para entrar na piscina, outra para sair e seis recordes mundiais. Treina todo dia. Ano que vem disputa a categoria para atletas com mais de 90 anos. Se houver concorrentes...

“Se tiver provas e eu estiver bem, eu vou, porque eu sou meio doida”, garante Candida Gandolpho, de 89 anos.

Na categoria master existe um campeonato mundial de natação organizado oficialmente pela federação internacional. Será no ano que vem na Suécia. Em outubro, em Sidney na Austrália, começam os World Masters Games, os Jogos Olímpicos para eles.

José Cláudio, por exemplo, tem 45 anos. Já ganhou dois ouros olímpicos. Nora tem 84 anos, sete medalhas de prata em mundiais e um ouro olímpico no revezamento: “Eu nunca fui rainha da cocada preta não, mas eu faço o que posso”. Diz Nora Ronái, de 84 anos.

E podem vencer, competir. Mas quem tem experiência pode acima de tudo, ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário