quinta-feira, maio 21

FINA e a Novela dos Trajes para 2009

...


Campeão Mundial Mostra-se Feliz com Decisão da Fina de Barrar Maiôs.
..
No último mês de abril, o nadador australiano Eamon Sullivan, campeão mundial dos 100m livre, pediu uma regularização mais rápida da Federação Internacional de Natação (Fina) na questão dos maiôs. Isso porque ele foi um dos mais prejudicados nesta história, já que perdeu dois recordes mundiais para os franceses Alain Bernard e Frédérick Bousquet, que fizeram uso das vestimentas para alcançar as marcas. Agora, com o anúncio de que a entidade barrou 146 maiôs, entre eles o Jaked J01 e o X-Glide, o atleta não conteve a sua satisfação.
Em entrevista ao jornal australiano The Age, Grant Stoelwinder, técnico de Sullivan, revelou a felicidade do nadador ao saber da notícia.
"Eu falei com ele no telefone e estamos muito felizes com este anúncio. Eu estava um pouco nervoso com o nível do Campeonato Mundial e estava pensando nisso. Será que o maiô LZR Racer (usado por Sullivan) já está ultrapassado em tecnologia?", questinou o treinador, que completou."Isso é preocupante, porque você não quer competir já sabendo que está em desvantagem", afirmou, em alusão à vestimenta usada por Sullivan, que é considerada 'ultrapassada' em comparação com as concorrentes Jaked J01 e o X-Glide, que estão na 'lista negra' da Fina.
O curioso é que, no ano passado, o LZR Racer, da marca Speedo, era considerado um dos melhores maiôs da história. Tanto que foi com ele que Michael Phelps conquistou as oito medalhas de ouro em Pequim, fato que gerou inúmeras discussões nos bastidores da modalidade, pois muitos acusavam que a vestimenta causou uma desigualdade na competição. Após estas reclamações, a Fina decidiu agir e decidiu regulamentar o uso abusivo dos artefatos.
..
Cielo Garante : Maiô que Usará no Mundial está Liberado pela Fina
..
Apesar de ver o X-Glide ser vetado na lista de maiôs da Federação Internacional de Natação (FINA), o brasileiro César Cielo garantiu que a decisão não o afeta, pois já havia escolhido o Evolution Plus, também produzido pela marca italiana Arena, para ser sua vestimenta na disputa do Mundial de Roma, em agosto.
Desenvolvido especialmente para Cielo e para o francês Alain Bernard, o maiô X-Glide chegou a ser testado pelo brasileiro no Troféu Maria Lenk, mas, na ocasião, acabou rasgando. Assim, o campeão olímpico dos 50m livre em Pequim-2008 deve eleger o Evolution Plus para o Mundial de Roma.
"(O Evolution Plus) É aquele que tem as placas de borracha laterais e os risquinhos no peitoral. Eu ainda poderia testar os dois (Evolution e X-Glide) no (torneio) Mare Nostrum, mas na minha cabeça já tinha definido. Eu gosto mais dele (Evolution Plus). Só me fez economizar os dedos e o tempo porque o outro é muito, mas muito difícil de vestir", explicou Cielo.
Sem problemas com os vetos da Fina, Cielo defende uma saída para os recordes mundiais dos franceses Alain Bernard, nos 100 m livre (46s94) e nos 50m livre (20s94), quebrados com maiôs que não estão na lista dos aprovados da entidade.
"Valer como recorde mundial é difícil, mas não acho certo apagar as marcas, porque já foram feitas. Talvez a Fina pudesse fazer como nos 4x50 m livre, que eles consideram melhor marca mundial, mas não recorde mundial", argumentou o brasileiro.
..
Técnico de Recordista Brasileiro: Nada Mudou com Decisão da Fina
..
Responsável pelos treinamentos de Felipe França, dono do recorde mundial dos 50m peito, Arílson Soares acredita que seu pupilo segue forte para a disputa do Mundial de Roma, a despeito da não-liberação do traje do atleta, o Jacked 01, por parte da Federação Internacional de Natação (FINA).
"Não mudará absolutamente nada. A gente continua bem treinado para a disputa do Mundial de Roma, independente da liberação ou não", assegurou o treinador.
Informado pela reportagem sobre a não-inclusão do maiô na lista da FINA, ele não soube informar se o recorde do pupilo, feito no Troféu Maria Lenk com o Jacked 01, corre risco de ser anulado.
De qualquer forma, Soares minimiza a influência do maiô no feito de Felipe.
"Ele poderia ter sido tão rápido mesmo com outro traje", garantiu o técnico. "Agora, vou me informar sobre quais são os maiôs liberados para testar outro até o Mundial", destacou.
A competição mais importante da temporada será disputada entre 26 de julho e 02 de agosto.
No Rio de Janeiro, Felipe França estabeleceu 26s89 nos 50m peito - a marca anterior era de 27s06 e pertencia ao sul-africano Cameron Burgh. Trata-se do primeiro recordista mundial brasileiro desde que Ricardo Prado se tornou, em 1982, o mais rápido do mundo nos 400m medley.
Incluído no programa do Mundial, os 50m peito não é prova olímpica - justamente por isso, em Londres-2012 Felipe França pretende focar-se nos 100m peito.

Assista o Video

Acesse http://www.fina.org/project/index.php?option=com_content&task=view&id=2389&Itemid=49 e veja a relação dos maiôs liberados.

.....

Um comentário:

  1. Acho que realmente tinha que se acabar com esses maiôs até que eles fossem acessíveis para todos. A natação já é um esporte um pouco elitizado e isso afasta ainda mais novos praticantes.

    Além disso (no caso da natação) o uso da tecnologia tem que ser utilizado para melhorar o treinamento e condicionamento do atleta e não para fazê-lo boiar mais.

    Se eu fosse um atleta de ponta voltaria a competir de sunga só para provar que o que está dentro do maiô é o que importa.

    ResponderExcluir